Food XP Delivery, entrega, pedido, aplicativo.
NA LUTA CONTRA O CÂNCER


 

FRMulherDeAtitude005

Os secretários da Saúde, Michele Caputo Neto, e da Família Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, lançaram no dia 7 e 8 de março de 2013 em Curitiba, a campanha Mulher de Atitude Previne o Câncer de Colo de Útero. O lançamento aconteceu no encontro que reuniu prefeitas, vereadoras, lideranças femininas e profissionais de saúde – para discutir a saúde feminina.

 

O câncer de colo de útero é a segunda causa de morte por câncer entre as mulheres do Paraná. Somente em no ano passado, 266 mulheres morreram no Estado em decorrência da doença. 

DSC06657

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer para 2013 é que sejam diagnosticados 770 casos novos da doença no Paraná. Se o câncer for diagnosticado no início, pode ter 100% de cura.

 

O secretário da Saúde destacou que não faltarão kits para exames preventivos (papanicolau) e mamografias no Paraná. “Não há limitação de exames no Estado. Estamos ampliando o número de preventivos em 15 das 22 Regionais de Saúde”, afirmou. Em 2012, foram realizados 753 mil exames preventivos, 80% em mulheres entre 25 e 64 anos.

 

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, destacou que a prevenção é a saída e solução para quase todos os problemas, seja na prevenção do câncer, no alcoolismo e drogas. “Esta é mais uma campanha de prevenção do Governo do Estado. Que todas nós sejamos mulheres de atitude e cuidemos da saúde física e mental”, afirmou.

DSC06691A superintendente de atenção à saúde, Márcia Huçulak, enfatizou que cerca de 30% das mulheres paranaenses sexualmente ativas nunca fizeram exames de colo de útero e mama. “Esta campanha é para sensibilizar mulheres, principalmente com baixa escolaridade e condições socioeconômicas desfavoráveis”, disse. Ela recomenda que o exame preventivo seja feito, no mínimo, a cada dois anos. Na foto ao lado os palestrantes da mesa redonda e abaixo, Antonieta Chioquetta durante sua palestra para a plateia de mais de 800 pessoas.

 DSC06686

 

 

Oevento Mulher de Atitude também abordou diversos temas como a saúde mental e violência contra a mulher. Durante os dois dias, dirigentes da área de saúde e de combate à violência contra mulheres, palestraram e coordenaram os debates. E o sudoeste do Estado mais uma vez foi muito bem representado. Na mesa redonda e na tribuna de palestras, a Secretária Municipal de Saúde, Antonieta Chioquetta falou sobre uma experiência de sucesso no combate e na prevenção do câncer no município de Pato Branco, destacando também o trabalho realizado pelo Hospital do Câncer e pela Casa de Apoio aos pacientes portadores de câncer do município e da região. “Quando o assunto é saúde Pato Branco é referência regional, daí o cuidado em todas as áreas e principalmente no assunto câncer e nossa equipe está procurando melhorar a cada dia o atendimento, a atenção básica e a prevenção”, explicou Antonieta para o publico que lotou o auditório Mario de Mari, na Fiep em Curitiba.

 

Do Sudoeste do Estado estiveram presentes representantes das 7ª e 8ª Regionais de Saúde. Na caravana de Pato Branco estiveram os municípios de Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara D'oeste, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino. Texto e fotos: Adriana Klein

DSC06701

 

 

 

 

 

 

 

  

 DSC06710

 

DSC06711

 

 

 

 

   


 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar
Confira as Últimas Notícias
Página 1 de 52
Rua Teóphilo Augusto Loiola, 360 - Sambugaro
Pato Branco/PR | 85502-480
contato@gamapatobranco.org.br
(46) 3223-3039
(46) 99113-6164
(46) 99913-1000