Food XP Delivery, entrega, pedido, aplicativo.
TRATAMENTO CONTRA CÂNCER TERÁ NOVOS PROCEDIMENTOS

 familiar 11_350px
 
Cada um de nós é único e possui suas próprias crenças e sentimentos acerca da vida e da morte.Quando o paciente com câncer é informado que a doença se encontra avançada é frequente que ele reaja negando e dizendo que isso não pode estar acontecendo com ele.
 
Da mesma maneira a família é muito afetada com a notícia e muitas vezes não está preparada para enfrentar uma perda. Este espaço foi criado para pacientes com diagnóstico de câncer avançado e seus familiares com o objetivo de esclarecer e orientar sobre um tema tão difícil como é esse.
 
O câncer avançado é quando o câncer que porta a pessoa começa a crescer e a disseminar-se a outros órgãos, com o crescimento do câncer as opções de tratamento começam a se limitar, os cuidados paliativos aumentam e se tornam o objetivo principal do atendimento do paciente e sua família.

CUIDADOS PALIATIVOS

Os cuidados paliativos são a atenção que se oferece ao paciente para tratar os sintomas provocados pela doença, aliviar o sofrimento e melhorar sua qualidade de vida.

Os cuidados paliativos são proporcionados em todas as etapas da doença e não somente na fase final da vida do paciente, cuidados paliativos não são de maneira alguma sinônimo de "não há mais nada a fazer” lembre-se que sempre existe algo que pode ser feito.

Falar sobre câncer avançado pode ser difícil sobre tudo porque todas as pessoas diagnosticadas com a doença esperam que ela seja curada e quando isto não ocorre é muito difícil pensar na própria vida como uma possibilidade de finitude.

Em alguns casos o câncer avança e as opções de tratamento se tornam limitadas, nessa circunstância a equipe médica está encarregada de orientar acerca das possibilidades existentes incluindo orientações sobre o fim da vida.

O tratamento provavelmente continuará, no entanto talvez já não com o intuito de cura e sim de controle dos sintomas provocados pela doença oferecendo ao paciente uma melhor qualidade de vida.

Quando os sintomas da doença aumentam o foco do tratamento começa a mudar para o controle dos sintomas com o objetivo do pacientes se sentir melhor e mais confortável.

CANSAÇO

Cansaço é a sensação de sentir-se esgotado física, mental e emocionalmente. O cansaço relacionado com o câncer se apresenta como uma sensação persistente de esgotamento podendo tornar-se crônico persistindo com o tempo e interferindo com suas atividades rotineiras. Ao contrário do cansaço provocado pela vida cotidiana esse tipo de cansaço muitas vezes não é aliviado com o descanso e repouso. O cansaço é um sintoma que pode afetar muito sua qualidade de vida por isso é muito importante que quando visite seu médico lhe explique exatamente o que está sentindo.

ANSIEDADE E DEPRESSÃO

É bastante comum de encontrar pessoas portadoras de câncer ansiosas ou deprimidas, no entanto, quando o paciente se encontra alterado emocionalmente por longos períodos de tempo ou tem dificuldades para realizar suas atividades rotineiras essa pessoa pode estar com depressão clínica ou ansiedade grave que requerem de atenção e tratamento imediato.

A família e os amigos devem estar atentos aos sintomas de angústia que o paciente pode apresentar, e ao notar sintomas de ansiedade ou depressão devem ajudar à pessoa a procurar atendimento médico especializado. A participação da família é muito importante nesse momento.

A ansiedade e a depressão podem ser tratadas com medicamentos e psicoterapia, o objetivo do tratamento é que o paciente portador de câncer se sinta melhor e aumente sua qualidade de vida.

DOR
Cerca de dois terços dos pacientes com câncer avançado sentem dor, para esses pacientes o controle da dor é uma das metas mais importantes do tratamento.

A dor pode afetar a vida do paciente com câncer. Os pacientes com dor crônica não conseguem realizar suas atividades rotineiras e podem inclusive ter problemas para dormir ou alimentar-se.

O tratamento da dor está baseado no controle e alívio do sintoma, para isso podem ser utilizados analgésicos potentes que serão prescritos por seu médico vendo sua necessidade já que cada pessoa é única e a dor é específica e individual. Nunca tome medicamentos por conta própria, pergunte a seu médico e siga sempre suas orientações.

PERDA DE PESO

A nutrição é muito importante para todos podermos sobreviver, por isso é muito importante alimentar-se corretamente antes, durante e após o tratamento. Entretanto, no câncer avançado é frequente que o paciente perca o apetite e como consequência perca peso.

Embora os pacientes compreendam a importância de comer não devem ser obrigados a alimentar-se já que a perda de apetite pode ser decorrente da própria doença e não especificamente da vontade do paciente de se alimentar. É muito importante, no entanto, que o paciente receba alimentação em refeições pequenas e também líquidos para manter a hidratação.

OBJETIVOS DO TRATAMENTO DO CÂNCER

Em qualquer fase do câncer o objetivo do tratamento deve ser muito claro tanto para o paciente como para sua família.

O objetivo pode ser a cura da doença, prolongar a vida ou ajudar a aliviar os sintomas, isto pode ser algumas vezes confuso já que alguns dos tratamentos utilizados para a cura do câncer ao mesmo tempo são utilizados para aliviar os sintomas.

Algumas pessoas acreditam que se não existe a possibilidade de cura então é melhor não fazer nada e dessa maneira interrompem o tratamento, no entanto SEMPRE há algo a se fazer. Cirurgia, quimioterapia, radioterapia e outros tratamentos, podem ajudar a controlar os sintomas e prolongar a vida. O alívio dos sintomas como dor, náuseas, vômitos, falta de ar podem ajudar a que o paciente se sinta melhor aumentando ao mesmo tempo sua qualidade de vida, não esqueça que é uma luta diária e que sempre poder ser feita alguma coisa.

TERAPIAS COMPLEMENTARES E ALTERNATIVAS

As terapias complementares são os métodos utilizados junto com os tratamentos convencionais. Essas terapias não são utilizadas para curar a doença senão para que o paciente se sinta melhor e assim melhore também sua qualidade de vida.

Massagens para alívio de dores musculares cansaço e estresse, meditação, acupuntura são exemplos de terapias complementares e que podem ser de grande utilidade nos cuidados paliativos do paciente com câncer.

As terapias alternativas são tratamentos que promovem a cura do câncer, mas, que não tem comprovação científica ou que na tentativa de mostrar sua utilidade não foram eficazes, os estudos clínicos são os que avaliam e comparam os diferentes tipos de tratamentos com o intuito de demonstrar e eficácia e efetividade do tratamento.

Quando os pacientes se aproximam ao final de suas vidas podem começar a pensar em utilizar terapias alternativas em especial quando familiares ou amigos bem intencionados podem sugerir tratamentos sobre os quais escutaram ou leram.

Antes de mudar seu tratamento ou adicionar qualquer método por conta própria SEMPRE fale com seu médico.

APOIO

Qualquer pessoa portadora de alguma doença que ameaça sua vida necessita de outras pessoas para poder enfrentar melhor a enfermidade, está demonstrado que os pacientes que recebem apoio se adaptam melhor à situação da doença.

O apoio pode vir da família, amigos, membros da igreja, profissionais médicos, grupos de apoio ou membros da comunidade.

Pedir ajuda é uma maneira de retomar o controle da situação, lembre-se que como você também existem outras pessoas que necessitam de sua companhia e apoio e você como paciente pode apoiar outros pacientes portadores da doença.

O apoio ajuda a expressar seus sentimentos e a desenvolver habilidades para enfrentar determinada situação. Há sido demonstrado que as pessoas que recebem apoio possuem uma qualidade de vida melhor.

 Fonte: http://www.oncoguia.org.br

Voltar
Confira as Últimas Notícias
Página 1 de 51
Rua Teóphilo Augusto Loiola, 360 - Sambugaro
Pato Branco/PR | 85502-480
contato@gamapatobranco.org.br
(46) 3223-3039
(46) 99113-6164
(46) 99913-1000