Food XP Delivery, entrega, pedido, aplicativo.
A CIDADE DE VITORINO REPASSOU VERBA AO GRUPO GAMA

Disparo direto nas malignas

17/02/2014 12:15:12 

*Panorama conversa com José Luiz Pedrini

 
 
Ele foi o principal médico a testar no Brasil uma nova droga para o câncer de mama, que não faz cair o cabelo e prolongaa vida nos casos avançados. Desenvolvida por um grande laboratório, ela chega aqui em dois meses
 
 Qual a novidade desse medicamento?
Pela primeira vez um remédio contra o câncer de mama consegue impedir o crescimento das células tumorais e exterminar apenas estas – e não as sadias também.
 
Por que ele não faz cair cabelo?
Os tratamentos que geram queda são os que agem em todas as células do corpo que, por características próprias, se reproduzem com maior velocidade, caso das tumorais, de cabelos e unhas.
 
Como essa especialização foi possível?
Descobrimos uma molécula que se encaixa apenas às células desse câncer. Encaixada, ela libera o quimioterápico dentro da célula. O tratamento para os tumores de pulmão não derruba os cabelos, por exemplo, porque já haviam descoberto a molécula específica para se encaixar nas células tumorais desse órgão.
 
Ele beneficia todas as pacientes?
Nós só o testamos nas que têm o tipo mais agressivo de câncer de mama, o HER2 positivo, que tem enorme capacidade de desencadear metástase.
 
 
MOLÉCULA NO ALVO – “O remédio elimina apenas as células tumorais”.
 
 
E elimina o câncer?
Não. Só aumenta a expectativa de vida dessas mulheres e as deixa viver melhor. Nós o testamos em 143 pacientes no Brasil e em 880 no mundo. Todas tinham expectativa de vida de seis meses e, com o remédio, estão vivas há três anos. Vamos agora testá-lo em cânceres não metastáticos.
 
O efeito Angelina Jolie, que decidiu tirar as duas mamas, pegou aqui?
Sim. Houve um aumento de 50% nas mastectomias profiláticas.
 
Por quanto tempo teremos de conviver com a doença?
Não vejo saída nos próximos vinte anos. Conseguimos bloquear o crescimento das células tumorais, mas elas sempre descobrem um outro jeito de crescer.
 
 

Fonte: Revista Veja - SP - SP - Panorama - 19/02/2014

 

 

 

 

 

 

Voltar
Confira as Últimas Notícias
Página 1 de 51
Rua Teóphilo Augusto Loiola, 360 - Sambugaro
Pato Branco/PR | 85502-480
contato@gamapatobranco.org.br
(46) 3223-3039
(46) 99113-6164
(46) 99913-1000