Food XP Delivery, entrega, pedido, aplicativo.
CADERNO SAÚDE- DIÁRIO DO SUDOESTE

Programação do mês de prevenção ao câncer de mama começa na próxima sexta-feira (4) 

LAÇO GAMA

Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que em 2030 27 milhões de pessoas terão câncer. Outro estudo apontou que em média são diagnosticados por ano mais de 12 milhões de novos casos de câncer, chegando a causar mais de 7 milhões de mortes.

Atualmente, no Brasil, todos os tipos da doença possuem tratamento na rede pública de saúde, porém, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer representa a segunda causa de morte no país, atrás apenas das doenças do coração.

Buscando alertar a população feminina, principalmente, o mês de outubro é denominado como ‘outubro rosa’, com diversas campanhas voltadas ao diagnóstico do câncer de mama, muito embora este tipo da doença também seja diagnosticado em homens.

Segundo dados do Inca, estima-se que em 2012 52.680 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados, o número chega a ser mais alarmante ainda pela quantidade de mortes registradas em 2010, quando 12.852 pessoas morreram, dessas 147 homens e 12.705 mulheres.

Não menos agressivo, mas também que merece grande atenção, em 2012 calcula-se que 6.190 novos casos de câncer de ovário foram identificados. Outro dado alarmante se refere ao número de novos casos de câncer de colo de útero, sendo 17.540 novos casos somente em 2012 no Brasil.

Conforme a gerente administrativa do Grupo de Apoio a Mama (Gama), Adriana Klein, a crescente nos registros de casos de câncer de colo de útero levou a campanha do Outubro Rosa deste ano não apenas abordar o câncer de mama, mas também o de colo de útero.

Segundo Adriana, a campanha, que tem proporções mundiais, tem como intuito destacar a importância da prevenção. “Este é o mês de voltarmos a bater na tecla da prevenção por meio da mamografia, outros exames periódicos, da importância de consulta médica”, lembrou a gerente.

Adriana destacou as duas formas de câncer que serão lembradas na campanha deste ano. “Apesar do câncer de mama ser o tipo que mais registra novos casos anualmente, o de colo de útero merece toda uma atenção especial, principalmente pela crescente que ele vem tendo nos últimos anos”.

Segundo ela, as mulheres estão deixando de fazer exames preventivos como o Papa Nicolau, muitas vezes com o relato de que a correria do dia a dia acaba por impedir um cuidado maior com a saúde.

Campanha

Conforme Adriana, muito embora a mobilização com palestras direcionadas a grupos e outras atividades inicie hoje, a grande programação do Outubro Rosa está marcada para a sexta-feira (4), com a realização da 6ª Caminhada de Prevenção ao Câncer. “Esse ano vamos inovar, e queremos atrair não apenas as mulheres para nossa caminhada, mas a família toda”, disse Adriana.

Segundo ela, a ideia de passar tradicional caminhada para o período noturno é para que ela fiquei ainda mais atrativa. “Queremos que as pessoas venham para a caminhada com um acessório cor-de-rosa, que tragam suas lanternas, uma vez que desejamos fazer uma caminhada de luz, a mesma que representa a importância de fazer todos os exames que possibilitam o diagnóstico precoce”.

Adriana também destacou que outros pontos fortes da programação serão as palestras e encontros motivacionais, como os previstos para o auditório do Sesi.

A 2ª Corrida contra o câncer, que acontece no dia 19, também foi antecipada. “Outros municípios da região vão realizar corridas. Para que uma não atrapalhe a outra, antecipamos esta atividade essa ano”, explicou. O percurso é o mesmo do ano passado, com saída da Praça Presidente Vargas seguindo até o viaduto do Patinho e retorno até a praça.

Adriana também enfatizou que serão realizadas provas envolvendo homens e mulheres, também com modalidades adultas e infantis.

Confira a programação do Outubro Rosa

* 4/10 - Caminhada Noturna: 6ª Caminhada da Prevenção do Câncer; lançamento oficial do Movimento Outubro Rosa 2013 com a chegada da Tocha Olímpica, conduzida por atletas pato-branquenses e mulheres vitoriosas; abertura do concurso de vitrines. Local: Praça Presidente Vargas, às 19h.

* 5/10 – 1º Pato Branco Fitness Day. Local: Ginásio Sesi, às 17h.

* 14/10 – Encontro Motivacional. Local: Teatro Sesi, às 19h30. Ingresso: Um quilo de alimento não perecível.

* 19/10 – 1º Circuito da Saúde da Mulher (Secretaria Municipal da Saúde). Inscrições para a corrida contra o câncer. Projeto reciclagem de eletrônicos Viasoft – Entregue seu lixo eletrônico e proteja o meio ambiente. Local: Praça Presidente Vargas, a partir das 9h. 2ª Corrida contra o Câncer. Categorias: Infantil – adulto masculino e feminino. Largada às 18h. Ingresso: Um quilo de alimento não perecível.

* 21/10 – Dia da prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Público: agentes de trânsito, policiais militares e bombeiras. Local: Casa de apoio do Gama, às 19h.

* 30/10 – Jantar Rosa – Estreitando Relacionamento. Núcleo da Mulher Empresária (Acepb). Local: Clube Pinheiros. Ingressos: R$ 45.

* 01 a 30/10 – Palestras sobre câncer de mama e prevenção em Pato Branco e na região.

 

* Dias 16 e 23 de outubro – Atendimento especial da Secretaria de Saúde, consulta com ginecologista, coleta de exame preventivo, solicitação de mamografia, orientações sobre câncer ginecológico, orientações nutricionais, teste de estresse e vacinação.

Matéria Veiculada dia 01/10/13 - Jornal Diario do Sudoeste

Jornalista: Marcilei Rossi

 

 

 

 

Voltar
Confira as Últimas Notícias
Página 1 de 52
Rua Teóphilo Augusto Loiola, 360 - Sambugaro
Pato Branco/PR | 85502-480
contato@gamapatobranco.org.br
(46) 3223-3039
(46) 99113-6164
(46) 99913-1000