Na noite de sexta-feira, 15 de março de 2013, logo após a abertura da Expofeira Mulher, o Mão Amiga - Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer organizou uma palestra que alerta para os perigos da doença. A palestrante, mais uma vez, foi Tânia Mary Gómez, que é presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, membro da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio e Saúde da Mama (Femama), coordenadora do projeto de pesquisas sobre câncer de mama da universidade do Alabama, além de participar da seleção de embaixadores brasileiros do câncer na ONU. Ela também já teve a doença e a superou, participando agora de eventos para alertar a prevenção.
Tânia já esteve em Beltrão em 2011 e, mais uma vez, surpreendeu com sua animação e simpatia. Com bastante interatividade, mesclando momentos de emoção e descontração, ela conduziu os trabalhos por cerca de duas horas. "É um tema muito complicado de ser tratado, por isso, gosto de tentar descontrair a todo momento, sempre lembrando que o assunto é muito sério. Mostro fotos fortes, mas sempre ressalto que tudo isso pode ser prevenido se as pessoas se cuidarem, pois se eu não me cuidasse, não estaria aqui", disse a palestrante.
A palestra ainda contou com a oficina Chaveiro da Vida, que foi confeccionado. Por todos que estavam na plateia com a ajuda da palestrante e, segundo ela, serve para lembrar sempre da importância da prevenção. "Quando você pegar a chave para entrar em casa ou no carro, você vai lembrar a importância da prevenção", afirmou
Irene Piazza Naime, presidente do Grupo Mão Amiga, ficou satisfeita com a palestra, mas sentiu a ausência de público. "É difícil conseguir essa palestrante e fico sentida que tivemos concorrência com uma apresentação musical que tirou um pouco de público. Mesmo assim, mais uma vez, a palestra foi muito boa", comemorou. O grupo tem um estande dentro da Expofeira para quem quiser mais informações.
Antes da palestra, voluntárias de movimentos de prevenção ao Câncer estiveram reunidas com o grupo anfitrião – Mão Amiga – numa reunião que definiu parte da programação estadual de
prevenção qu
e começará com o segundo Encontro Estadual de Prevenção do Câncer, em junho; a campanha Agosto Azul; Outubro Rosa e o Fórum Sul Brasileiro de Prevenção e Combate ao Câncer.
Programa municipal
Aproveitando o mês da mulher, a Expofeira e a palestra, a secretária de saúde, Rose Mari Guarda, anunciou o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama no município de Francisco Beltrão. As ações especiais para o público feminino estão acontecendo desde o começo do mês. Diversos postos de saúde atendem no período noturno para fazer exames preventivos. Especificamente para o câncer de mama, a prefeitura vai fazer agendamentos de mamografia durante a feira. O trabalho vai continuar todo o ano, buscando atender todas as mulheres beltronenses que utilizam o sistema público de saúde.
Matéria: Alexandre Baggio/Jornal de Beltrão
Fotos: Adriana Klein