Aproximar e integrar os profissionais de Saúde que atuam nos municípios da microrregião de Pato Branco foi o motivo que levou a 7ª Regional de Saúde reuni-los na manhã de quinta-feira (7), no auditório da sede do Sindicomércio. Na oportunidade, eles também conheceram a equipe que trabalha no órgão, bem como receberam materiais onde constam dados como nomes, telefones, e-mails e demais atribuições.
A realização do encontro culmina na troca de experiências, pois um pode ajudar o outro sobre as dificuldades enfrentadas e casos que deram certo ou não, o que resultará no fortalecimento da região. “Os secretários, quando atuam em conjunto, têm mais chances de atingir os resultados que eles almejam”, enfatizou o diretor da 7ª Regional de Saúde, Nestor Werner Júnior, que colocou a estrutura da 7ª Regional de Saúde à disposição dos gestores.
No retorno para suas cidades, o diretor acredita que os profissionais vão ter a possibilidade de melhor avaliar e projetar as ações de interesses com olhares voltados às necessidades locais.
Presente no encontro, a secretária de Saúde de Pato Branco, Antonieta Chioquetta, comentou que é necessário trabalhar de forma conjunta entre municípios, Estado e União. “O município não sobrevive sem o Estado e a Federação. Temos que desenvolver programas e campanhas conjugadas. Temos a responsabilidade de fazer uma gestão comprometida e com qualidade, além de fazer um planejamento para usar adequadamente todos os recursos que virão para Pato Branco”, comenta.
Antonieta lembrou que a secretaria já fez o planejamento interno com todos os departamentos e que um evento geral será realizado no final de fevereiro. “Será um dia inteiro de trabalho para que a gente possa apresentar à população”, reforça.
Para os demais secretários presentes, o momento é propício de avaliar e de determinar a metodologia das políticas estaduais e federais, com intuito de oferecer um trabalho íntegro e satisfatório à população.
Na pausa para o almoço, os secretários, assessores e funcionários das secretarias e da 7ª Regional de Saúde foram convidados a conhecer a estrutura e a funcionalidade da Casa de Apoio do Gama, que atende pacientes em tratamento de câncer, de toda microrregião.
Todos foram recebidos pela equipe de apoio da Casa que possibilitou uma visita às instalações da Casa e desfrutar de um saboroso almoço no refeitório da Casa, ao lado dos pacientes que lá se encontravam. Convidados a ajudar, colaborar e encaminhar seus pacientes a Casa em Pato Branco, era visível nos convidados o encantamento, a emoção, o comprometimento e a sensação de que a região está preparada para atender seus doentes de câncer, com humanidade, carinho e boa convivência.
Todos que por ali passaram no dia 7 de fevereiro de 2013, asseguraram apoio total e irrestrito ao trabalho feito pelas voluntárias do Grupo Gama que comandam a Casa de Apoio, onde todos os pacientes recebem benefícios como: hospedagem completa, refeições, transporte e carinho, sem custo nenhum.
Texto e Fotos: Adriana Klein