O Dia Mundial do Câncer acontece todos os anos no dia 4 de fevereiro, ocasião em que o mundo todo se une para destacar a luta em curso contra o câncer. A data foi criada pelo UICC, União Internacional de Controle do Câncer, para reunir ações que visam impedir milhões de mortes evitáveis, elevando a consciência do público em geral sobre a doença e pressionando os governos a tomar medidas eficazes.
Este ano a mensagem do Dia Mundial do Câncer está focada em derrubar quatro mitos sobre a doença, existentes em nível global, para difundir o conhecimento geral sobre câncer. Como parte desta campanha, a Femama promove o Seminário Derrubando Mitos sobre Câncer que trará especialistas em oncologia para esclarecer importantes equívocos sobre a doença, casos de pacientes para ilustrar cada mito desvendado e a oportunidade de esclarecimento de dúvidas do público participante.
Conheça a verdade sobre os mitos a seguir:
MITO 1: NÃO É NECESSÁRIO FALAR DO CÂNCER
VERDADE: Embora seja difícil falar sobre o câncer, especialmente em algumas culturas e ambientes, referir-se abertamente à doença pode melhorar os resultados em nível individual, da comunidade e das políticas relacionadas ao tema.
MITO 2: NÃO EXISTEM SINAIS NEM SINTOMAS DE CÂNCER
VERDADE: Para muitos tipos de câncer, existem sinais de advertência e sintomas, e as vantagens da detecção precoce são indiscutíveis.
MITO 3: NÃO HÁ NADA A FAZER CONTRA O CÂNCER
VERDADE: Pode se fazer muito em nível individual, da comunidade e das políticas; e em conjunto com as estratégias corretas, pode se prevenir um terço dos tipos de câncer mais comuns.
MITO 4: NÃO TENHO DIREITO DE RECEBER OS CUIDADOS DE SAÚDE PARA O CÂNCER
VERDADE: Todas as pessoas têm o direito de ter acesso aos tratamentos e serviços de atendimento do câncer que sejam comprovados e efetivos, e em igualdade de condições, para evitar sofrimento.