Água
Boa, da Casa Familiar Rural de Chopinzinho, é o grande vencedor da 7ª edição do Prêmio Mundo Melhor, realizado pela faculdade Unisep em parceria com RPCTV e Instituto GRPCOM. A revelação dos três projetos vencedores foi realizada quinta-feira à noite no Anfiteatro da Unisep Dois Vizinhos. O evento, com casa cheia, teve apresentações culturais e presença de autoridades regionais e estaduais.
Com o tema “Água, um bem social, cultural e ambiental”, o Mundo Melhor recebeu a inscrição de 237 projetos nas áreas de cidadania, dignidade humana e proteção à natureza, . “O número é importante, mas mais importante é saber que a divulgação dessas iniciativas vai inspirar novos projetos”, afirmou o professor Itamar Vodzicki, um dos coordenadores do prêmio. Além dele, discursaram na abertura do evento o diretor-geral da Unisep Sérgio Fabiane e o prefeito de Dois Vizinhos Raul Isotton.
Como nos anos anteriores, para apresentar o número elevado de inscritos ao público, a organização do evento projetou imagens e informações de cada projeto em telões. A apresentação foi dividida em blocos intercalados por atrações culturais da região, que incluíram o músico duovizinhense Beto Pin, Escola Especializada Colibri, Stúdio de Dança Giane Bellé, invernada mirim do CTG Sinuelo da Serra, de Flor da Serra do Sul, e o Corpo de Dança da Secretaria de Cultura de Dois Vizinhos.
Palestra e resultado do concurso interno de fotografia
A programação da noite incluiu rápida palestra com o diretor do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Fernando Nunes, que falou sobre os principais projetos e investimentos do órgão estudual para preservar a quantidade e a qualidade da água no estado. Foi realizada também a divulgação do resultado do Concurso Cultural de Fotografia, promoção interna que envolveu os campus de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. A iniciativa, que também teve como tema a água, premiou Giana Filipiak (1º lugar), Leonardo Colares (2º), e Sabrina Cabredo Peretto (3º).
Divulgação dos ganhadores
A divulgação dos vencedores do Prêmio Mundo Melhor ficou para o final do evento. Para revelar o terceiro colocado, foram chamados ao palco o representante da Rede Oeste de Consórcios, Agnaldo Menger, e o representante da RPCTV, José Eduardo Grana. Coube a eles anunciar o projeto que recebeu o prêmio de R$ 2 mil, o Clube Patrulha Ecológica, da Escola de Educação Básica Cedrense, de São José do Cedro (SC).
O segundo colocado, anunciado pelo vice-presidente da Unisep e secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, e pelo representante do Banco HSBC, Júlio Bresolin, foi a Casa de Apoio do Gama, da Associação de Amigos de Prevenção ao Câncer de Pato Branco, que recebeu prêmio de R$ 3 mil.
Para revelar o primeiro colocado, os convocados foram o representante do Banco Volkswagen, Dalmo Bestetti, e o presidente da Unisep, Joseti Meimberg. Dada a importância que dá ao Mundo Melhor, Joseti, que normalmente evita falar em público, surpreendeu e não apenas se encarregou de anunciar o grande vencedor da noite como fez certo suspense, demonstrando entrosamento com a plateia. Por fim, o anúncio: Água Boa, da Casa Familiar Rural de Chopinzinho.