Teve início na noite de sexta-feira, 4, em Pato Branco a programação oficial do Outubro Rosa. Aproximadamente 300 pessoas participaram da 1ª Caminhada Noturna realizada pelo Grupo Gama. Após um breve aquecimento, os participantes munidos de lanternas saíram da Praça Presidente Vargas e percorreram a Avenida Tupi chamando a atenção da população para a importância da prevenção ao câncer.
A caminhada teve a participação de muitas vencedoras da luta contra o câncer de mama. Rosemery Sbaraini é uma delas. No início de 2012 ela encontrou um caroço no seio ao realizar o autoexame e um ultrassom confirmou o diagnóstico. "Foi um choque, quando recebi a notícia parece que o chão se abriu", relembra.
Rose ressalta que o susto inicial foi se dissipando conforme adquiria conhecimento sobre a doença e o tratamento. "Depois que conhecer mais sobre o assunto fui me acalmando. Temos ótimos profissionais na área de saúde em Pato Branco", afirma.
Assim como as demais participantes da caminhada, Rose é entusiasta do Outubro Rosa e da conscientização sobre a prevenção. "Ainda tem muitas mulheres que esquecem de fazer o autoexame e deixam para depois a mamografia. É muito importante porque se o câncer é descoberto no início é muito mais fácil o tratamento", observou.
Matéria veiculada no Jornal de Beltrão - Luana Borba